Vaticano desativará sinais de celular e reforça sigilo para início do conclave nesta quarta (7)

Compartilhe:

O Vaticano adotará medidas rigorosas de segurança e sigilo nesta quarta-feira (7), pouco antes do início do conclave que escolherá o novo papa. De acordo com a mídia estatal italiana, todos os sinais de celular serão desativados por volta das 15h (10h em Brasília), uma hora e meia antes da entrada dos cardeais na Capela Sistina.

Além da suspensão dos sinais, serão utilizados bloqueadores de frequência ao redor da Capela para evitar qualquer tipo de comunicação externa ou vigilância eletrônica, segundo informou a agência italiana ANSA.

Os 133 cardeais eleitores entregaram seus celulares e dispositivos eletrônicos já nesta terça-feira (6) e só os terão de volta após o fim da votação. O bloqueio não afetará a Praça de São Pedro, onde fiéis costumam acompanhar os eventos do Vaticano, conforme explicou um porta-voz oficial.

Conclave: tradição de sigilo absoluto

O conclave, expressão que vem do latim cum clave (com chave), remonta a séculos de tradição. É uma reunião sigilosa em que os cardeais são mantidos em isolamento completo até a eleição do novo líder da Igreja Católica. O Vaticano confirmou nesta segunda-feira (5) a chegada de todos os cardeais votantes a Roma.

Durante o processo, os religiosos ficam confinados na Capela Sistina sob um voto de “sigilo absoluto e perpétuo”. A mesma estrutura de segurança foi utilizada no conclave de 2013, que elegeu o papa Francisco, incluindo o uso de bloqueadores de sinal para impedir chamadas, mensagens e acesso à internet.

Inclusive, todos os funcionários envolvidos na manutenção do Vaticano durante o período — como eletricistas, encanadores e ascensoristas — prestam juramento de confidencialidade e permanecem em tempo integral no local, sem qualquer contato com familiares, informou a Governadoria do Estado da Cidade do Vaticano.

Segurança reforçada em toda a área do Vaticano

As autoridades italianas também intensificaram a segurança em torno da Praça de São Pedro. Postos de controle, detectores de metais e sistemas antidrones foram instalados para proteger a área pública. Apesar disso, a rota dos peregrinos seguirá inalterada, com acesso garantido à Porta Santa da Basílica de São Pedro.

Compartilhe:

Postagens Recentes

Carregando mais...
Falar com a Estação Católica
Escanear o código
Estação Católica
Olá,
Fale agora com a Estação Católica!